Vai dizer que não bateu aquela saudade de jogar o P.T., o anúncio jogável de Silent Hills, depois da descoberta de que o fantasma de Lisa está sempre nas suas costas, coladinha em seu cangote?

Pensando em reviver esses momentos deliciosamente assustadores, decidimos montar um guia de como os donos de PlayStation 4 podem reinstalar o “teaser jogável” em seu console.

Antes de começar, é importante ressaltar que o método envolve usar o PC como proxy para o PS4 e só vai funcionar para os jogadores que baixaram a demo quando ela foi lançada, lá em 2014.

Com isso em mente, vamos para o guia!

1. Instalar o programa SUWI

O primeiro passo é baixar e instalar um programa chamado SUWI em seu computador, clicando aqui. Apenas conclua a instalação, sem desmarcar nada.

Passo 1: Instalação do SUWI

Assim que o programa for instalado, execute-o e deixe todas as opções selecionadas.

O que precisava ser feito no PC já foi, agora vamos para o próximo passo que será feito no PlayStation 4.

2. Usar o PC como proxy

Para usar o PC como proxy do PS4, basta ter o IP do seu computador em mãos (se você não sabe, basta acessar CheckIP) e seguir as seguintes opções no console:

  • Configurações > Rede > Configurar conexão à internet > Usar LAN ou Wi-Fi (tanto faz) > Personalizar > Automático > Não especificar > Automático > Automático > Usar
  • Agora, vai aparecer duas áreas para preencher e, nelas, vamos colocar o PC como proxy
  • Para isso, basta colocar o IP em “Endereço” e usar “808” como “Número da porta”
Exemplo de como colocar o IP e o número da porta no proxy
  • Depois de colocar o IP e o número, clique em “Próximo” e depois em “Testar conexão com a internet” para salvar as configurações que você acabou de fazer.

3. Baixar o jogo

Se você seguiu todos os passos corretamente, a demo deve aparecer normalmente na sua biblioteca de jogos! Basta achá-la por lá e clicar nela para começar a instalação.

A demo deve aparecer em sua biblioteca!

Se não aparecer, pode ser que exista uma notificação de erro de download do P.T. em “Notificações”. Basta deletá-la e, logo em seguida, a demo deve aparecer na biblioteca. Tente reiniciar o console se tiver problemas.

Vale destacar que o método foi descoberto e testado pelo site Wololo.net.


O P.T. foi o primeiro teaser jogável que, ao ser completado, recompensava o jogador com o anúncio de Silent Hills. Pouco depois, Hideo Kojima cortou os laços com a Konami e o jogo foi cancelado.

Esse foi apenas uma das ideias inovadoras de Kojima, que incluem até trailer e entrevistas falsas. Relembre as maluquices do marketing de Kojima aqui!





Retirado do NerdBunker

E aí, o que achou?!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.