CCXP19 terá maior partida de Dungeons & Dragons do mundo

Dungeons & Dragons está de volta ao Brasil, e o interesse pelos RPGs de mesa nunca esteve tão em alta por aqui quanto em 2019. A programação da CCXP19 é prova disso, com painéis da Galápagos Jogos (publisher de D&D no Brasil), de Tormenta (o maior RPG brasileiro) e o evento Dungeons & Dragons: RPG Ao Vivo, que vai rolar de sexta (05/12) até domingo (08/12) no auditório Ultra.

Idealizada por Didi Braguinha, do podcast Matando Robôs Gigantes, a sessão de RPG no palco da CCXP19 promete surpreender o público e pode ser a maior partida de Dungeons & Dragons do mundo, com a participação de 700 jogadores.

“Eu já vi várias mesas de RPG em eventos internacionais, mas sempre achei que faltava algo nelas: a interação com o público”, diz Didi em conversa com The Enemy. “Na CCXP19, queremos fazer com que a partida seja como uma atração da Disney e vamos usar luzes e efeitos audiovisuais para transportar todo o auditório para dentro da aventura.”

A imersão é um dos pontos altos da brincadeira: com o apoio de uma vasta biblioteca de som, uso de imagens oficiais cedidas pela Wizards of the Coast, efeitos de iluminação não só no palco mas em todo o auditório, tudo o que for descrito por Didi e pelos jogadores no palco será visto e sentido pela plateia.

“Nós somos dotados de cinco sentidos, somos sedentos por informação”, explica Didi, que chegou a considerar chamar a atração de RPG 4D, “mas achei que ficou parecido com aqueles brinquedos esquisitos de shopping center. Mas será um verdadeiro show de RPG”.

dungeons-and-dragons

Wizards of the Coast/Divulgação

É RPG ou teatro?

Com efeitos de imagem, luz e som para acompanhar tudo o que acontece na partida, a sessão de RPG ao vivo pode soar como um grande teatro, mas Didi garante que embora use uma aventura pronta para jogar, ou seja, com começo e final bem definidos, cenários pré-determinados, 60% do que vai acontecer em cada sessão é improvisado.

Didi será acompanhado por quatro jogadores diferentes em cada um dos dias da CCXP19, entre influenciadores da comunidade geek e nomes bem conhecidos da internet, sempre com personagens diferentes, e com total liberdade de ação durante o jogo.

Além disso, todos os personagens que o grupo vai encontrar na partida serão interpretados por pessoas da plateia. “A partida terá quatro aventureiros, um Dungeon Master e 700 NPCs e inimigos. É como se 700 monstros estivessem a caminho do funeral desses quatro heróis”, brinca Didi.

Mestres de jogo auxiliares vão interagir com o público, que poderá participar das decisões das criaturas como goblins e esqueletos, ou interagir individualmente com o grupo no palco. “A pessoa pode interpretar o taverneiro ou um goblin e dizer o que vai fazer. Ela pode decidir atear fogo na estalagem, se quiser”.

Detalhe: assim como os aventureiros no palco, o público também vai rolar dados para descobrir o resultado de suas ações. “Rolar dados é um elemento essencial do RPG. Queremos que o público tenha essa sensação tão importante do D&D, de que você tenta a própria sorte ao rolar um dado de 20 lados. Isso não pode faltar”.

Jogadores mais tímidos ou indecisos serão auxiliados por Didi e pelos outros mestres. De fato, não é preciso ser um conhecedor de Dungeons & Dragons e de suas regras para participar da brincadeira e se divertir.

“É uma sessão curta, com pouco mais de 1h de duração e a participação de muitas pessoas. Então, mesmo que os aventureiros tenham fichas de personagem, elas são simplificadas, assim como as regras, que serão explicadas no começo de cada partida”, conta Didi. “Preparei a aventura para envolver todo o público nerd da CCXP, com o resgate de quem já jogou RPG no passado e com personagens que as pessoas conseguem identificar pelo apelo da cultura pop, como anões, elfos, bárbaros, magos e por aí vai”.

dungeons-and-dragons

Wizards of the Coast/Divulgação

Maior partida de RPG do mundo?

Didi está sendo cuidadoso em afirmar que D&D: RPG ao vivo é a maior partida de RPG já realizada. “Mas são 700 pessoas e estão jogando na mesma aventura. Eu tenho pesquisado muito o que pode ser considerado uma partida de RPG, e a nossa tem tomada de decisão, rolagem de dados, interpretação… ainda não encontrei uma sessão de RPG com mais pessoas. Tem grandes chances dessa ser a maior partida de RPG do mundo”.

Para o organizador do evento, porém, o principal objetivo é que essas 700 pessoas, em cada dia de jogo, sejam transportadas para a aventura e se divirtam. “Depois que conseguir isso, vou me preocupar com uma citação no Guinness”.

Vai estar na CCXP19 e quer participar do jogo em Dungeons & Dragons: RPG ao vivo?

Programação

Confira os dias e horários da partida, sempre no Auditório Ultra:

Sexta-Feira (06/12) – 19h30 às 20h45

Sábado (07/12) – 19h30 às 20h45

Domingo (08/12) – 18h30 às 19h45

A CCXP19 acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro no SP Expo, em São Paulo, e já está com todos os seus ingressos esgotados.



via The Enemy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.