Análise: Qual o impacto do Universo Marvel na carreira dos atores de Vingadores?

Desde 2011, Os Vingadores e a Marvel vem arrastando um grande público aos cinemas. Os filmes de heróis, que já foram vistos com preconceito no ramo cinematográfico, hoje representam uma grande oportunidade para os atores. Falaremos, então, um pouco sobre o impacto que estas obras tiveram na carreira dos intérpretes dos fundadores deste legado.

Robert Downey Jr | Homem de Ferro

Robert Downey Jr é o ator mais antigo deste novo universo da Marvel que continua com seu papel. O ator que vive o Homem de Ferro estreou como ator com 5 anos em um filme do pai. Após participar de Saturday Night Live e atuar em filmes de sucesso, como Chaplin (que lhe rendeu uma indicação ao Oscar), no meado da década de 1990, Downey Jr enfrentou graves problemas devido ao uso de drogas. Seu vício vinha desde a sua infância, onde vivia cercado por drogas por causa do vício de seu pai.

Reabilitação

Em 2000, após cumprir um ano em uma prisão com tratamento para abuso de substâncias, integrou elenco de Ally McBeal. A série cuja protagonista era Calista Flockhart (a Cat Grant de Supergirl) lhe rendeu um Globo de Ouro. Porém, seu retorno pós-escândalos se deu efetivamente apenas em 2004, quando conseguiu papéis de protagonismo. Mesmo apesar de sua já extensa carreira, o primeiro blockbuster estrelando Downey Jr veio apenas em 2008. Alguma dúvida de que filme era esse? E atuar em Homem de Ferro reergueu de vez a carreira do ator! Os sucessos vieram seguidamente: Trovão Tropical, O Solista, Sherlock (outro Globo de Ouro!), O Juiz, além dos trabalhos no MCU.

RDJ já tinha trabalhado anteriormente duas vezes com Marisa Tomei antes de Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Os filmes são: Chaplin (1992) e Só Você (Only You, 1994), na qual interpretam interesses românticos.

 

Mark Ruffalo | Hulk

Mark Ruffalo também tem uma extensa carreira cinematográfica. O ator de 50 anos teve pequenos papéis no cinema da década de 1990. Porém, na década seguinte, seu nome (ou pelo menos seu rosto) já era conhecido por muitos. Participando de filmes como Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, De Repente 30, E Se Fosse Verdade… e Ensaio Sobre a Cegueira na década de 2000, os anos seguintes consolidariam de vez sua carreira.

Década premiada

Em 2010, atuou em A Ilha do Medo e Minhas Mães e Meu Pai, recebendo por este indicação ao Oscar. Daí pra frente, foi só sucesso! Apesar de não ter filme solo até hoje, em 2012 sua interpretação de Hulk lhe rendeu ainda maior fama internacional. Após o sucesso em Truque de Mestre e Mesmo Se Nada Der Certo (ambos de 2013), ele ainda foi indicado ao Emmy por The Normal Heart (2014), Oscar e Globo de Ouro por Foxcatcher (2014) e Oscar por Spotlight.

Antes de Vingadores, Mark Ruffalo e RDJ atuaram juntos em Zodíaco (2007).

 

Chris Evans | Capitão América

Dentre os atores dessa lista, Chris Evans é provavelmente o mais experiente interpretando personagens de HQ. Após dois filmes como Tocha Humana em Quarteto Fantástico (2005 e 2007) e Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010), na nova leva de filmes da Marvel, Evans foi escalado como Capitão América (2011). Evans passeia por diferentes gêneros de filmes, vide atuações em Não É Mais um Besteirol Americano (2001) e Celular (2004).

Fim da atuação?

Mas o impacto do contrato do ator com a Marvel não parece ter tido um efeito tão agradável. Evans declara em entrevistas desde 2014 seu cansaço em interpretar o papel, planejando mesmo dar um tempo à atuação. Chris Evans, desde 2011, fez poucos filmes fora do MCU, mas entre os quais podemos citar os aclamados Snowpiercer (2013) e Um Laço de Amor (2017). De lá para cá também estreou na Broadway em 2018 e fez sua estreia como diretor em Before We Go (2014).

Chris Evans já trabalhou duas vezes com Scarlett Johansson antes dela ser a Viúva Negra. Os filmes foram Nota Máxima (2004), e O Diário de Uma Babá (2006).

Chris Hemsworth | Thor

Chris Hemsworth, por enquanto, é o ator dessa lista mais atrelado ao seu papel no MCU. O australiano fez sua carreira na televisão em seu país natal, participando até do Dancing with the Stars em 2006. Após uma pequena participação em Star Trek (2009), Hemsworth estrelou como Thor em 2011.

Martelo à deriva

Desde então, os poucos filmes que fez não receberam grande atenção da crítica, como Branca de Neve e o Caçador, O Segredo da Cabana (ambos de 2012), Rush (2013) e Hacker (2015). Além disto, interpretou dois personagens semelhantes em seu jeito “bonito, mas sem noção”, em Férias Frustradas (2015) e Caça-Fantasmas (2016).

Antes de Guerra Infinita, Thor e Homem-Aranha já se conheciam. Ou quase isso. Hemsworth atuou com Tom Holland em No Coração do Mar (2015).

 

 

Qual carreira você acha que será a mais impactada pelos filmes da Marvel? E qual você acha que foi a decisão mais acertada de escolha de ator/atriz?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.